terça-feira, 9 de setembro de 2014

Como conseguir o primeiro lugar no Google

primeiro lugar no googleSó usa o Google quem procura algo. Logo, só faz sentido querer ficar em primeiro lugar nos resultados indicando a busca que a pessoa realizará. Dependendo da “dificuldade” ou “concorrência” do termo buscado, será mais fácil ou difícil ficar bem posicionado.

Não é difícil as pessoas escreverem que seu blog é o primeiro no Google ou ainda: “estou na primeira página do Google”. No entanto, essa frase em si não tem sentido. Não é possível ser simplesmente “o primeiro no Google”. Neste artigo, você entenderá como fazer essa análise de forma correta e como evitar erros de interpretação que normalmente são cometidos por quem diz essas frases.

É natural ouvir de todos que têm um blog ou site o desejo de colocar seu endereço em primeiro lugar ou de ficar na primeira página do Google. Da mesma forma, muitos já comemoram o fato de estar em primeiro lugar no Google – mesmo que seu blog tenha alguns dias de vida. É fácil entender porque esse desejo ou afirmação não tem sentido.
Vou ilustrar isso com alguns exemplos relacionados no próximo item. Você pode fazer testes similares em seu blog para comparar.

Avaliações do seu posicionamento no Google


Ao longo deste item, você verá 4 formas diferentes para avaliar o posicionamento dos seus artigos no Google. Elas estão mostradas em grau crescente de dificuldade.

1. Busca por frase exata


Fazendo a busca de uma frase específica de um artigo meu e colocando-a entre aspas é muito fácil ficar na primeira posição nos resultados das buscas. Ao realizar isso em seu blog, dê preferência para uma frase do meio do artigo, não do início.

Vou usar como exemplo a frase "Tratava-se de um infoproduto da Hotmart". 
O resultado esperado neste caso é que seja encontrado somente um artigo. Pode haver mais de um no caso de você mesmo republicar seu conteúdo completo em agregadores (o que não é recomendado) ou caso haja cópias não autorizadas (como aconteceu em meu caso). Se isso também ocorrer com você, aproveite e denuncie os plagiadores ao Google.

Caso não seja mostrado nenhum resultado do seu blog, há uma lista de possíveis razões:

  • Seu blog ainda não foi indexado pelo Google - Neste caso, é possível que nenhum artigo seu apareça nos resultados. Veja como resolver isso no artigo Como Aparecer no Google?.
  • Apenas este artigo não foi indexado – É normal que o Google demore algum tempo para indexar novos artigos. Você pode acelerar esse processo fazendo o procedimento descrito em Ferramentas do Google para Webmasters: Sitemaps.
  • Você foi denunciado por violação de direitos autorais – Se você copiou o texto de outro blog ou site, é possível que você tenha sido denunciado e removido dos resultados da busca. Se você realmente fez isso, não há o que fazer – a não ser parar de copiar artigos para seu blog.


2. Busca pelo nome do seu blog


Ficar na primeira posição dos resultados da busca procurando pelo nome do seu blog é outra situação que é – ou deveria ser – bem simples.
O teste é simples: em meu caso, vou procurar por Renda e Ganhos Online no Google:
Claro que o resultado esperando é que seu blog esteja em primeiro lugar nas buscas pelo título do seu blog – à frente de suas redes sociais, inclusive. Se ele não estiver, há algo errado:

  • Ou você escolheu um nome genérico demais, possivelmente já utilizado em outro site ou blog.
  • Ou você não está fazendo um bom trabalho de SEO, seja interno ou externo. 

Trate isto como uma questão de honra: o primeiro passo para ficar bem posicionado no Google é fazer com que seu blog seja o primeiro resultado ao buscar pelo nome dele.

3. Busca por frase extensa (long tail)


Os dois itens anteriores foram apenas um “aquecimento”. É aqui que a coisa começa a ficar um pouco mais complicada.

Raramente alguém procurará uma frase exata, da forma como está em seu artigo. Você também terá poucas visitas vindas do Google de usuários que procuravam pelo nome do seu blog. O que realmente importa são as visitas por termos genéricos. Em outra palavras: o importante é que você tenha artigos bem posicionados para buscas reais que os usuários do Google realizarão sobre os temas que você tratar em seu blog.
Vou usar mais um exemplo aqui, simulando uma busca pela frase como alcançar o primeiro lugar no google:
Note que o artigo não contem a frase exata, nem todas as palavras colocadas na busca. Mas, o Google entende que esse é um resultado relevante e o colocou em primeiro lugar nos resultados orgânicos, abaixo apenas do resultado pago ou patrocinado.

Como conseguir isso? O primeiro passo sempre será produzir conteúdo original e de qualidade. O passo seguinte é fazer um bom trabalho de SEO, tomando alguns cuidados para que o Google perceba a importância do seu conteúdo.

4. Procura por um termo específico (short tail)


Por último, a busca que costuma ser a mais disputada e acirrada: trata-se de posicionar bem seus artigos para as situações em que o usuário procura um ou dois termos no Google.


Seguindo a linha de exemplos, vou pesquisar os termos produtos hotmart no Google.
Também nesta pesquisa, há um artigo  (um “guest post”, neste caso”) bem posicionado nas buscas.

Algo que é óbvio: quanto mais concorrido e “valioso” for o termo, mais difícil será posicionar um artigo seu para essa busca. Faça um teste procurando, por exemplo, por dinheiro ou SEO no Google. Esses sim são termos concorridos!

O “segredo” aqui é o mesmo do item anterior: bom conteúdo e bom trabalho de SEO. Simples assim (e complicado, ao mesmo tempo!).

A falsa impressão de sucesso


Eu deixei uma coisa chata para revelar neste ponto do artigo: se você seguiu meu exemplo e realizou buscas no Google sobre termos utilizados em seus artigos, você pode ter tido o que chamo de “falsa impressão de sucesso”. Isso porque o Google pode ter mostrado artigos seus muito bem posicionados nas buscas e isso ser apenas uma ilusão.
Quer um exemplo prático? Vou fazer uma busca pelo termo email grátis, bastante concorrido. Veja o resultado: 
É impressionante ver que estou em terceiro nos resultados orgânico, não é? Porém, esse não pode ser considerado um resultado real e honesto. Isso porque os resultados mostrados pelo Google variam de máquina para máquina. Na verdade, o Google observa o seu comportamento, aprende os seus gostos e privilegia nos resultados aqueles que estão nos sites que você mais visita. Também tem influência o fato de você fazer uma busca estando logado em sua Conta Google.

Como eu estou sempre entrando no Blog, é natural que meus resultados apareçam bem posicionados. Foi o que aconteceu com o exemplo que dei acima. O mesmo acontecerá com você e seu blog.

Mas, há uma ótima forma simples para contornar isso e mostrar os resultados de uma forma mais real: basta você abrir uma “Nova janela anônima” (no caso do Google Chrome) ou uma “Nova janela privativa” no Firefox. Fazendo assim, você terá os resultados como se eles fossem vistos em uma situação “neutra” (que foi o que fiz nos exemplos do item anterior).
Repita as buscas anteriores em uma janela anônima ou privativa e compare os resultados!

As ferramentas do Google para Webmasters

Outra forma bastante eficiente e correta para avaliar seu posicionamento nas buscas são as Ferramentas do Google para Webmasters. Entre nela e, após clicar no nome do seu blog, acesse a opção “Tráfego” / “Consultas de pesquisa”.
Você verá uma tabela como a abaixo, mostrando a posição média (coluna em azul) em que um artigo seu aparece para os termos pesquisados no Google (coluna em vermelho). Quanto menor esse número, mais bem posicionado você estará. 


Conclusão


Para um blog ter sucesso, estar bem posicionado no Google é fundamental. Mas, o importante é estar bem posicionado nas buscas para termos relevantes e que trarão bom tráfego para seu blog.
O primeiro passo para isso é saber fazer uma análise correta – que você aprendeu neste artigo. O próximo passo é fazer um bom trabalho de SEO e acompanhar as evoluções nos resultados.

E você, já conhecia esses aspectos relacionados aos resultados da busca? Quer compartilhar sua opinião? Deixe um comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não serão postados se:
Conter palavras de baixo calão;
Assuntos diferentes;
Anúncios ou span;
Obrigado

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...