terça-feira, 26 de agosto de 2014

Os 9 maiores erros cometidos por afiliados

Ganhe lucros como afiliadosO mercado de afiliados é relativamente recente e muitos dos publicadores são iniciantes. Com o boom dos blogs e sites pessoais, pessoas comuns se tornaram importantes veículos de informação, muitas vezes com um público leitor fiel.


O marketing de afiliados tornou possível a essas pessoas transformar seus sites pessoais em um negócio próprio. Mas, como não são experts em publicidade, alguns desses publicadores acabam cometendo erros que fazem com que suas vendas não saiam do lugar. Veja quais são:



1.Criar um site com “linguagem de vendedor”

 

Ninguém gosta daquele vendedor mala que empurra mil peças de roupa a mais. Ou daquele cara que fica gritando as ofertas do supermercado em um microfone. Isso não seria diferente na Internet. Não crie um site exclusivamente com o objetivo de ganhar dinheiro através do marketing de afiliação. Você pode até conseguir um tráfego considerável com SEO, mas dificilmente terá uma base de visitantes fiéis e uma taxa de conversão alta usando linguagem de vendedor (“Compre já!”, “Aproveite!”, “Corra!”). Tampouco elogie exageradamente os produtos que está promovendo. As pessoas desconfiam logo quando alguém tenta empurrar um produto para elas. Não minta.
Os visitantes precisam sentir que o site lhes é útil e que seu autor é confiável. Dar dicas e conteúdo interessante funciona muito mais do que apenas tentar vender. O melhor que você pode fazer, portanto, é explorar um nicho de mercado: emagrecimento, importação, beleza, etc. E então falar com propriedade sobre o assunto ou facilitar a vida dos visitantes de alguma forma. Pense nos blogueiros mais bem sucedidos que você conhece: todos eles escrevem sobre algo de que gostam e sabem bem. A monetização do site foi uma consequência. Porém, é preciso também avaliar a concorrência no nicho escolhido: sites sobre viagens, por exemplo, são um terreno bastante disputado.
Se você não quer se prender a um nicho só, pode então atuar como um “filtro” dos melhores preços da Internet. É o que fazem os sites de cupons de desconto, como o Gank. Com eles, fica mais fácil para as pessoas encontrarem exatamente a oferta de que precisam. Esta é uma maneira de continuar falando de produtos e promoções, mas sem deixar de ajudar o leitor.

2.Divulgar muitos produtos ao mesmo tempo


Se você quer ser bem sucedido nesta área, você precisa ter foco. De nada adianta você ser afiliado a vários produtos e não focar em nenhum. Ao trabalhar apenas com um produto, suas chances de sucesso são bem maiores, pois todos os seus esforços estão voltados apenas para uma direção.
Sem contar que, ao trabalhar apenas com um produto, você acaba por conhecer todas as qualidades dele, e poderá explorar esta vantagem de uma forma bem positiva, ao contrário de seus concorrentes que não se dedicarem exclusivamente ao produto, ganhando assim, uma boa vantagem, deixando os erros cometidos por afiliados em outro lugar.

3.Achar que, para ser bem sucedido como afiliado, é preciso ter um super tráfego

 

Ter milhares de visitas diárias ajuda, claro. Mas não é tudo. Se as pessoas apenas chegam ao seu site, mas o abandonam rapidamente; ou se você tem muitos visitantes mas ninguém compra nada, de pouco adianta o alto tráfego, certo? Pois aí é que está: quando se trata de tráfego, qualidade vale mais que quantidade. Logo, não custa repetir: seu site precisa construir uma reputação sólida e isso só é feito com bom conteúdo.
Um exemplo de conteúdo de qualidade são as resenhas. Em vez de apenas anunciar os produtos, teste-os e dê uma descrição detalhada de seus prós e contras. Assim, você atingirá as pessoas que já têm interesse naquele produto e precisavam apenas de um empurrãozinho extra para comprá-lo.

4.Usar apenas banners

 

Esse é um dos grandes erros cometidos por afiliados. Além de poluir a página, banners demais deixam seu site com cara de “vendedor”. Você não pode, portanto, confiar apenas neles para gerar vendas. Tire proveito das outras oportunidades oferecidas pelos anunciantes: text links, cupons de desconto, brindes para sortear entre os visitantes… Quanto mais você variar, melhor.
Ao usar os banners, é preciso escolher as imagens cuidadosamente. O posicionamento e as dimensões da imagem podem influenciar consideravelmente a sua taxa de conversão. E o óbvio: a imagem tem de ser atrativa, despertar a curiosidade do visitante. Se você está em dúvida entre duas imagens, teste-as em sua lista de e-mails. Separe os contatos em dois grupos, mande uma imagem para cada um e veja qual dos dois dá melhor resultado.
O que nos leva ao próximo item…

5.Não fazer e-mail marketing

 

Ter uma lista de assinantes é imprescindível. As taxas de conversão dos e-mails costumam ser bem altas. De repente, você pode conquistar uma venda através de um assinante que só ficou sabendo daquele produto por causa do e-mail, pois não teria entrado voluntariamente em seu site naquela semana. Precisaríamos de outro post para falar de e-mail marketing, mas para ser bem sucedido nesta plataforma, as mesmas dicas para o site valem aqui: não use “linguagem de vendedor”, não faça spam, não seja chato. O assinante tem de sentir que a newsletter é interessante e lhe traz vantagem. Ah, e vá direto ao ponto. Porque ninguém tem tempo para ler newsletter enormes. (Falando nisso, clique no banner ao lado e receba um e-book gratuito que fala exatamente sobre isto).

6. Compra de e-mails 

 

Mais dos erros cometidos por afiliados está na compra de e-mails. Em nenhum momento afiliados ou produtores de produtos digitais devem pensar em utilizar esse meio para ter uma lista.
Primeiro que os resultados vão ser os piores possíveis, pois a lista não é qualificada. Segundo, que qualquer negócio digital fica queimado no mercado, pois isso é caracterizado como SPAM.
A forma correta para criar uma lista sempre será:
  • Box de Captura no blog
  • Popup com o formulário opt-in
  • Squeeze Page
Sendo que se deve oferecer algo de valor para ter o e-mail do Lead (prospecto) em troca. A pessoa deve entrar na lista por vontade própria em receber os e-mails.


7.Não ter um bom relacionamento com o público-alvo

 

Outro dos erros cometidos por afiliados está em não dar atenção especial para os leitores do blog. Deve-se sempre responder a comentários e dúvidas de pessoas que estão interessadas no seu nicho de mercado.
O possível comprador pode pensar: “Esse cara não responde nem meus comentários, como que posso confiar nele e comprar o produto”.
Procure sempre ajudar as pessoas da melhor forma possível. Assim você cria um excelente relacionamento e deixa as pessoas prontas para comprar de você.

8.Não diversificar as plataformas

 

Além do site e uma lista e-mails, é preciso estar presente nas redes sociais. Lembre-se: hoje o mundo é multimídia. Logo, use as diversas plataformas que existem a seu favor. Faça uma canal no YouTube, uma fan page no Facebook, um Twitter, um Pinterest. Assim as pessoas podem te encontrar em suas redes sociais favoritas. Você maximiza as oportunidades de vendas e ainda transforma seu blog ou site em uma marca.

9.Não analisar os dados

 

O Google Analytics é seu pastor e nada te faltará. Através dele você pode montar o perfil do seu público: sexo, idade, onde moram, como navegam em seu site, como chegaram a ele. Desta forma, você pode adaptar seu site às necessidades desse público e também escolher melhor os anunciantes que melhor atendem a este perfil. Quem fica atento aos dados do Analytics e aprimora suas páginas com base nele se torna ainda mais forte em seu nicho.
Não existe segredo para ganhar dinheiro na Internet. Construir um site confiável, com público fiel e boa colocação nas buscas, requer tempo e experiência. Converter visitas em vendas é outra arte que requer mais tempo e experiência ainda. Mas, com as dicas acima, você já tem meio caminho andado para gerar receita como afiliado. Boa sorte e mãos à obra!
***
P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.


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